quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ISTO TAMBÉM É CULTURA, É PATRIMÔNIO É ARTE



Por

Bira Macedo



CALIONGUÊ, SUAS PINTURAS RUPESTRES JÁ ESTIVERAM NA BIENAL DE  SÃO PAULO NO ANO DE  1961,  JÁ LUTÁVAMOS  NESTA DATA PARA SOERGUER NOSSA CULTURA MUNDO AFORA.


Incluído em uma expedição em 1960, juntamente com o meu pai Sr. Macedo, partimos em busca das pinturas na gruta do Tapuia ou Calionguê, na faz. Alvação, distrito de igual nome, hoje pertencente ao Sr. José Branco.



Tapuia era uma referência a esses índios antropófagos que habitavam a região, e que de arte nada tinham.
Mais tarde foi batizada por José Alves de Macedo de “CALIONGUÊ” devido uma ave de porte médio que habitava aquele local inacessível ao homem, uma mata fechada e densa no local junto ao pequeno córrego lá existente, que hoje é apenas pedras e folhas secas e da mata uma árvore aqui outra acolá, nada mais existe de quando por lá passamos.
Quanto ao pássaro “CALIONGUÊ”,  levou esse nome devido ao seu canto  triste e alongado, Calionguêêêê
Muito parecido com o Jacu, só a diferença entre o canto e as plumagens que eram azuladas, observadas pelo meu pai.


Junto a nossa caravana se encontravam os artistas plásticos da época, o italiano  pintor e mosaicista  Alfredo Mucci e Dr. Wilson Veado.
Foi incluído esse trabalho no roteiro da próxima Bienal, a realizar-se em setembro deste ano, uma exposição de desenhos e pinturas rupestres encontradas em Coração de Jesus e também fotografias  das inscrições existentes na citada gruta.





A Lapa do tapuia, hoje Calionguê.  Como já falamos está situada no distrito de Alvação nosso município. As pinturas nela existentes foram descobertas em 1933 por Quirino Saraiva Nobre, embora  naquela época não tinha condições  possíveis de precisar de que época datam, mas hoje sabemos que as mesmas são umas das mais velhas do Brasil com 12.000 anos, e comprovadas suas autenticidades.

Em 2011 foi visitada pelo JN NO AR.


Imagens do site: http://g1.globo.com/platb/jnnoar/2010/09/10/a-aventura-do-jn-no-ar-na-terra-de-coracao-de-jesus-mg/. Acessado em: 23/01/2013.


Paglia conversa com Bira Macedo sobre a história de Coração de Jesus.

Fonte: http://g1.globo.com/platb/jnnoar/2010/09/page/7/. Acessado em: 23/01/2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário