segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CORAÇÃO DE JESUS UMA CIDADE EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

Por 

Bira Macedo


CORAÇÃO DE JESUS UMA CIDADE EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO CULTURAL JOSÉ ALVES DE MACEDO


Através da Fundação hoje podemos informar ao corjesuense todo o seu trabalho em prol da sustentabilidade e o levantamento sobre as plantas alimentares como a acerola (Malpighia glabra), mamão (Carica sp) goiaba (Psidium guajava),  e tantas  outras aqui existentes. Todas produzidas nos quintais, são consumidas pelas próprias famílias, sendo muitas vezes compartilhadas pelos vizinhos e outros familiares.
Também temos completo levantamento sobre as plantas ornamentais que são utilizadas aqui em Coração de Jesus pelas famílias na decoração e embelezamento de suas casas, encontramos várias como:  cravina, (Dianthus plumarius),  Rosas Diversas: Rosas Spp (Spp=muitas espécies) família: Rosáceas, nome comum: Rosa, roseira, rosa-de-corte e outras.

 

As consideradas medicinais são as plantas que servem como remédio e sempre utilizadas para curar e prevenir doenças,  uma maneira  pela qual as pessoas adquirem experiência dos mais idosos que passam aos filhos, netos e conhecidos.
Sempre em forma de chás, infusões ou compressas de folhas raízes e frutos das plantas.  Como exemplo  temos a Caninha do Brejo (Cistus SP) babosa (Aloe vera)  e tantas outras.

 
Ainda temos as plantas místicas como Comigo- nem -Pode (Dieffenbachia amoena) e a Guiné (petiveria alliacea) que são utilizadas mais por benzedeiras e macumbeiros para proteção do mau olhado e atrair dinheiro ou purificar o ambiente.
Geralmente usadas nos jardins ou em vasos junto a entrada das casa ou do comércio.
Aqui daremos  sempre relatos de preservação sobre a sustentabilidade sócio-ambiental, para que possamos chegar lá no fundo de como a preservação é importante para a vida na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário